O nome dado ao comércio pela internet é e-commerce, e esse é um segmento da economia que não para de crescer. Tanto para as pessoas que compram quanto para as empresas que comercializam seus produtos, trata-se de um negócio excelente!

No entanto, ao realizar suas compras online, o cliente deve estar atento a alguns cuidados necessários, assim como conhecer o seu próprio padrão de consumo.

Desse modo, é essencial verificar a idoneidade da loja, assim como procurar pelos melhores preços, uma vez que as possibilidades são muitas. Além de tudo isso, é importante não tenha pressa para comprar.

Acompanhe este post e conheça 5 dicas para economizar e ter mais descontos em compras na internet!

1. Esteja atento às promoções

De modo geral, as promoções costumam ser a estratégia mais comum entre as lojas. Em especial, se destacam as promoções relâmpago, que duram poucos dias ou mesmo horas. Sendo assim, fique atento ao entrar em um site de compras e procure logo por elas.

Algumas lojas possuem uma página permanente, só com promoções relâmpago, cujos produtos são substituídos diariamente. Você deve optar por procurar antes nessas páginas para ver se a loja está oferecendo o produto que você deseja.

2. Use sites de comparação de preços

Existem sites especializados em realizar comparações de preços entre as principais lojas. Cadastre-se neles e indique os produtos sobre os quais você deseja ser informado.

Outro serviço gratuito também oferecido é a informação a respeito de determinado produto que você indicar e o seu valor de referência. O site lhe avisa quando alguma loja estiver disponibilizando o produto por um preço menor do que aquele que você apontou.

3. Veja os e-mails das lojas em que você compra

Quando você se cadastra em uma loja ou realiza uma compra, geralmente autoriza a remessa de e-mails para sua caixa de entrada. Os sites possuem o seu perfil de comprador com base nos seus hábitos ao navegar na internet.

Desse modo, quando dispõem de promoções (ou mesmo quando não), encaminham para clientes cadastrados como você as ofertas da vez. Abra os e-mails que você receber e dê uma olhada para ver se são de seu interesse. Caso contrário, descarte-os já sabendo que você não perdeu uma oportunidade de economizar em um produto que você queria.

4. Considere o valor do frete

Dependendo do produto que você estiver adquirindo, o custo do frete pode ser muito elevado em relação ao preço do produto em si. Muitas vezes isso quase elimina a vantagem das compras na internet.

Assim, considere o valor do frete como parte do preço de compra. Por essa razão, o ideal é procurar e comparar com outras lojas verificando o preço total, incluindo o do frete.

No entanto, o bom mesmo é o frete grátis. Ainda assim, algumas empresas aumentam o preço do produto e não cobram o frete. Fique atento para economizar dinheiro!

5. Use descontos progressivos

Outro artifício utilizado pelas lojas na disputa pela atenção do cliente é a oferta de descontos progressivos. Desse modo, a cada outra unidade do produto que você levar, o desconto percentual aumenta.

Assim, é comum descontos como: levando 2, desconto de 20%; 3, desconto de 30% e assim por diante. Se você tem demanda para aquele produto ou deseja adquirir um para você e presentear alguém com o outro, esse tipo de desconto vale a pena.

Com essas dicas você dispõe de alguns princípios básicos de educação financeira para economizar nas suas compras online.

Se você gostou deste post ou conhece outra dica para economizar em compras na internet, compartilhe conosco deixando um comentário!