Nem todos sabem, mas a origem do consórcio é brasileira e sua modalidade de investimento é bastante popular no país. Ao longo de sua trajetória, ele tem ajudado várias pessoas a realizarem seus sonhos, seja comprando um bem ou contratando serviços por consórcio.

No post de hoje, mostramos 5 formas de contratar serviços por consórcio. Confira!

1. Adquirir um imóvel

Um dos tipos mais comuns, o consórcio imobiliário já faz parte das opções de quem quer conseguir a sua própria casa, apartamento, imóveis rurais e terrenos.

Além disso, essa opção serve para quem tem um imóvel financiado e quer saldar a dívida e se livrar dos juros. Quando se obtém uma cota do consórcio, automaticamente já se faz parte de um grupo de pessoas interessadas em adquirir um imóvel.

Esse grupo, formado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, apresenta uma espécie de poupança para comprar imóveis em um tipo de financiamento próprio. As possibilidades de adquiri-lo ocorrem por meio de sorteio, lance ou no fim do consórcio.

2. Comprar um carro

A partir do momento em que a administradora é autorizada a realizar essa modalidade, ela começa a agrupar pessoas que estão interessadas em comprar um automóvel.

A administradora precisa juntar um número certo de participantes para que, assim, ocorra a primeira assembleia.  Essa regra é definida pelo Banco Central por meio da Lei 11.795/2008, que determina ainda que pelo menos um dos integrantes de cada grupo vigente possa ganhar um carro por meio de sorteio.

Dependendo do plano escolhido, o consórcio de veículos pode durar de 1 a 7 anos. Lembrando que não existem apenas consórcios de automóveis, podendo adquirir motos também.

3. Fazer uma viagem

O consórcio para viagens funciona de forma muito semelhante ao de veículos e imóveis. Primeiramente, você deve entrar em contato com alguma administradora de consórcios, solicitando entrar um grupo para interessados em viajar. Os participantes devem pagar o valor das parcelas durante o período previsto no contrato e, enquanto isso, são realizados sorteios ou ofertas de lances.

Mesmo se alguém for sorteado, ele deve continuar pagando as parcelas até o final do contrato. A duração é em torno de 1 a 3 anos e não há juros, mas os valores das mensalidades podem sofrer reajuste conforme alguns indicadores como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Também é preciso pagar uma taxa para administradora.

4. Realizar procedimentos estéticos

Muita gente não sabe, mas os procedimentos estéticos podem ser pagos por meio de um consórcio — o que beneficia muitas pessoas como uma forma inteligente de realizar os seus sonhos.

O único conselho é que, antes de entrar em algum grupo de consórcio, é necessário escolher o tipo de cirurgia, o médico e saber o valor do procedimento. A duração desse investimento é de um período de no máximo 4 anos. Os sorteios são feitos mensalmente e também é possível dar lances como os outros consórcios.

5. Reformar a sua casa

Outra opção pouco explorada é o consórcio para reformas. Assim como os outros, o interessado procura uma administradora e entra em um grupo de pessoas que também querem realizar uma reforma. O prazo destes grupos costuma ser de 1 a 3 anos, dependendo da administradora.

Trata-se de uma alternativa bastante vantajosa, pois não há taxas de juros e não são cobrados impostos sobre as operações financeiras. A única taxa cobrada é a de administração, que possui um valor bem baixo se comparado com as existentes no mercado.

Como você viu, o consórcio pode ser a chave não apenas para adquirir um bem, mas também para realizar experiências. Os serviços oferecidos são muitos, desde a possibilidade de realizar um curso de graduação e organizar uma festa de formatura até fazer um tratamento estético.

Gostou de conhecer suas possibilidades ao contratar serviços por consórcio? Para continuar por dentro de mais dicas exclusivas sobre investimentos, assine a nossa newsletter!