Cuidado com os gastos fora do país é muito importante

Muitos brasileiros têm dúvidas na hora de viajar ao exterior, quando se trata de gastos. Isso, porque não sabem quanto devem levar em dinheiro ou, ainda, se vale a pena usar o cartão de crédito. E, realmente, é muito importante pensar com cuidado e saber escolher a melhor opção quando se trata de cartão.

Por exemplo, uma das vantagens do cartão do Sicoob é permitir saber a cotação e o valor final do dólar logo após a compra, e sem sustos na fatura. E para quem usa cartões de outros bancos, a insegurança em relação às taxas é ainda maior.

Também é importante lembrar que um custo que não se pode evitar é o IOF, de 6,38% sobre o valor da compra. Por isso, se você se sente inseguro em relação a isso, é bom pensar em alternativas. Neste caso, a opção ideal é adquirir moeda estrangeira em valor suficiente para cobrir as principais despesas.

Porém, mesmo assim, é prudente levar o cartão. Tanto por conta da segurança de não ter que andar com dinheiro em espécie, quanto para ter mais uma opção. Por exemplo, se você tiver algum problema que provoque falta de dinheiro, você não fica em apuros.

Vale lembrar que, além do dinheiro em espécie, os travel cards, cartões pré-pagos de moedas estrangeiras, estão cada vez mais populares.

Por fim, é importante conversar com seu gerente sobre as regras para uso dos cartões no exterior.  Algumas instituições financeiras cobram taxas de uso do cartão. Então, fique atento e veja com antecedência como utilizar o seu cartão fora do país.