No mundo moderno, às vezes, pode ser mais importante dispor de crédito do que ter algum dinheiro disponível. Você já percebeu como é rápida a liberação de um financiamento para algumas pessoas, enquanto para outras a resposta é quase sempre negativa?

Essas coisas acontecem mesmo entre pessoas do bem. São experiências pelas quais passam cidadãos sérios e indivíduos cumpridores de seus deveres sociais. Mas por quê?

Qual a razão para um crédito ser concedido para uma pessoa e negado a outra? Em outras palavras, por que duas pessoas de mesmo nível socioeconômico são tratadas de modo diferente quando o assunto é, por exemplo, obter um empréstimo?

Continue neste post e entenda o que é score de crédito e qual a sua importância!

O que é score de crédito?

Sua experiência comercial e financeira fala por você. Isso significa que as compras e pagamentos que você faz, assim como o histórico de sua conta bancária, são elementos que poderão pontuar contra ou a seu favor.

Do mesmo modo, a sua relação com o seu cartão de crédito tem um efeito marcante nessa hora. Consumir e pagar em dia ou apresentar dificuldades para a quitação do total da fatura constituem situações que também pontuam, para mais ou para menos.

Assim, o score de crédito é o resultado medido de todas as variáveis utilizadas para pontuar sua vida econômica. Para o mercado, trata-se de uma avaliação dos riscos que representaria uma transação financeira com você. Por essa razão, recebe o nome de score de crédito ou financeiro.

Qual a sua importância?

Seu score de crédito mede a possibilidade de você honrar os seus compromissos comerciais e financeiros. Assim, quanto mais alto for, mais fácil será para você obter crédito, porque o mercado vai considerá-lo seguro.

Aqui, portanto, reside a maior importância do score: ele confere mais segurança à instituição financeira ou comercial para negociar com você. Dito de outra forma, seu score pode ser um cartão de visita positivo a seu respeito.

Desse modo, o desenvolvimento de uma consciência financeira e a manutenção das contas em dia podem trazer vantagens extras para você.

Onde e como é utilizado?

Normalmente, bancos e outras instituições financeiras, assim como o comércio e demais empresas fazem uso da avaliação de crédito por meio da consulta do score.

Mas não são apenas suas transações financeiras que são verificadas. A existência de execuções judiciais, protestos e falência, entre outros, fazem parte do cálculo do score.

Por sua vez, o score de crédito é mensurado em uma escala que vai de 0 (pior situação) a 1.000 (melhor situação). Quanto mais próximo seu score estiver do valor 1.000, mais fácil será a aprovação de seu crédito.

De maneira geral, o mercado considera o portador de um score acima de 700 como sendo de baixo risco. Desse modo, fica mais fácil negociar.

Como verificar o seu?

A consulta do score de crédito pode ser feita gratuitamente nos sites de instituições como a Serasa e a Boavista SCPC. Um cadastro simples, uma senha e pronto: você já pode conhecer o seu score.

Você também pode adotar algumas linhas de conduta e cuidados para construir um score elevado, que seja um excelente cartão de visita para você. Assim, inicie negociando suas dívidas, se houver alguma. Ao mesmo tempo, procure sempre manter suas contas em dia, sem atrasos e evite solicitar empréstimos várias vezes.

Se você gostou de saber o que é score de crédito, com certeza vai gostar de conhecer mais sobre educação financeira pessoal.