Não sabe o que é acesso remoto? Bom, esse é um recurso utilizado na informática para que uma pessoa consiga acessar as informações e configurações do seu computador a partir de outro computador, empresas de tecnologia e suporte usam com frequência esses recursos.

Mas esse recurso tem sido usado como ferramenta de fraude na mão de criminosos. Porém, não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar a entender melhor e ficar preparado para esse tipo de situação.

Geralmente, este tipo de fraude acontece de duas formas. Você recebe um telefonema de um fraudador disfarçando ser uma  empresa com a qual você tem  relacionamento, informando que precisa atualizar os seus dados  e solicitando acessar remotamente seu computador, para poder fazer isso por você. Ou, ainda, você recebe um e-mail com programas, muitas vezes disfarçados de arquivos, links e fotos.

Então, assim acontecem as fraudes: por telefone, o fraudador terá acesso remoto às suas contas bancárias através dos dados obtidos. Com isso, ele poderá roubar e utilizar suas informações pessoais como bem entender. Por e-mail você instala arquivos maliciosos no seu computador que permitem acesso  remoto e colhem informações sobre os seus dados bancários, senhas de e-mail, fotos e arquivos pessoais.

 

Para você não cair nesse golpe é necessário ficar atento. Por isso, nós compilamos algumas dicas para te ajudar:

  • Nós do Sicoob Credijustra não entramos em contato para fazer acesso remoto nos computadores dos nossos cooperados. Caso você receba esta chamada, considere-a suspeita e não dê nenhuma informação.
  • Evite baixar programas enviados por e-mail com as extensões .exe, .csr, .bat, .sys, entre outros. Os fraudadores usam o pretexto de “mais segurança” para roubar seus dados. Para maiores informações sobre fraudes por e-mail, clique aqui.
  • Não utilize computadores públicos ou de terceiros para acessar seu Internet banking ou qualquer informação sigilosa. Computadores públicos podem estar infectados com vírus, portanto, só utilize equipamentos efetivamente confiáveis.

 

Em caso de dúvidas entre em contato:

 

A prevenção é a melhor forma de segurança!